DICAS DE SEGURANÇA PARA CRIANÇAS - MASTER GEMINIS REDES DE PROTEÇÕES

Sua casa é segura para o seu filho? Nos últimos meses assistimos a uma série de tragédias com crianças que caíram pela janela de suas casas. O cuidado deve acontecer desde cedo. “A criança é curiosa, e quando começa a engatinhar a casa inteira pode ser um risco para ela”, diz Alessandra Françoia, coordenadora do projeto de formação de mobilizadores da ONG Criança Segura.

Depois que a criança nasce à segurança dela deve ser uma prioridade ao montar uma casa. E não precisa muito. Medidas simples previnem acidentes graves e até fatais com seu filho.

Veja dicas de como evitar quedas graves da criança:

Instale grades ou redes de proteção em janelas e sacadas da casa toda;
Não coloque móveis perto das janelas, como sofás, cadeiras, camas, berços, armários. Assim ela não tem como alcançar a janela;
Deixe tesouras ou objetos cortantes longe da criança. Além do perigo de ela se machucar, pode ter a curiosidade de tentar cortar a tela da janela;
O bebê não deve ficar sozinho no trocador ou na cama de adulto. Basta um segundo, para, de uma hora para outra, ele se virar pela primeira vez. Essas quedas, muitas vezes, são fatais;
Confira se o rack ou armário em que fica a televisão são fixos e estáveis, para que não vire em cima da criança caso ela mexa com ele;
Coloque portões de segurança no topo e no pé das escadas;
Jamais deixe seu filho sozinho em casa. Observar a criança atentamente é o principal passo para a prevenção de acidentes.

Fonte: Revista Crescer



A maioria dos brinquedos são seguros, mas podem se tornar perigosos se utilizados de maneira incorreta.

Como proteger uma criança de um acidente com brinquedos
Supervisão é um importante fator para manter as crianças seguras de acidentes com brinquedos.
Envolver-se com a brincadeira de seu filho, em vez de supervisionar à distância, lhe dá a oportunidade de tomar conta com mais cuidado. As crianças adoram quando os adultos participam de seus jogos. Brincar com o seu filho é uma forma de aprender mais sobre ele e ensinar-lhe importantes lições. Além disso, você se diverte também enquanto o protege.
Quando selecionar os brinquedos, considere a idade, o interesse e o nível de habilidade da criança. Siga as recomendações do fabricante e procure brinquedos com selo de garantia do Inmetro;· Inspecione os brinquedos regularmente à procura de danos e potenciais riscos tais como pontas afiadas e arestas. Concerte o brinquedo imediatamente ou mantenha-o fora do alcance da criança;· Considere utilizar um testador de partes pequenas de brinquedos para determinar se os brinquedos pequenos apresentam perigo de engasgamento em crianças de até 3 anos. Dica: utilize uma embalagem de filme fotográfico como referência;· Evite utilizar balões de látex/bexiga. Se realmente precisar utilizá-los,guarde-os fora do alcance das crianças. Não permita que crianças encham bexigas. Após o uso, esvazie as bexigas e descarte-as juntamente com eventuais pedaços;· Evite brinquedos com pontas e bordas afiadas, que produzem sons altos e que apresentem projéteis, como dardos e flechas;· Brinquedos com correntes, tiras e cordas com mais de 15 cm devem ser evitados para reduzir o risco de estrangulamento;· Brinquedos elétricos podem causar queimaduras. Evite brinquedos com elementos de aquecimento – baterias, tomadas elétricas – para crianças com menos de 8 anos;· Certifique-sede que os brinquedos serão usados em ambientes seguros. Brinquedos dirigidos pela criança não devem ser usados próximos a escadas, rua,piscina, lago, etc;· Ensine as crianças a guardarem seus brinquedos após a brincadeira. Um local seguro para guardar previne quedas e outros acidentes. Brinquedos para crianças maiores podem ser perigosos para os menores e devem ser guardados separadamente;· Use presentes (bicicletas, patins, patinetes e skates) como oportunidade para ensinar as crianças sobre segurança na diversão. Presenteie seu filho com os equipamentos de segurança necessários, tais como capacete,joelheira, cotoveleira, luvas e buzina.

Saiba mais
Quedas e engasgamento são os principais responsáveis pelos acidentes e mortes relacionados com brinquedos. Um dos principais culpados de engasgamento são as bexigas/balões de látex;· Crianças de até 3 anos são mais propensas a sofrer engasgamento do que as maiores, porque elas têm tendência a colocar pequenas coisas na boca. No entanto, crianças mais velhas também correm riscos de se engasgar com bexigas e sacos plásticos;· Brinquedos de locomoção, principalmente bicicletas, estão associados a mais acidentes que qualquer outro grupo de brinquedos. Acidentes fatais podem ocorrer quando a criança é atingida por um automóvel ou quando acriança cai numa piscina, num lago, riacho, etc. A maioria dos acidentes com brinquedos dirigíveis ocorre quando as crianças caem dos brinquedos;· O selo do Inmetro garante que o brinquedo passou por testes que comprovam sua segurança e qualidade. Os materiais utilizados na fabricação dos brinquedos devem ser atóxicos.

Playgrounds
Como prevenir acidentes com crianças em playgrounds
Conheça os playgrounds, onde as crianças brincam. Procure equipamentos apropriados para a idade das crianças e verifique se os equipamentos estão enferrujados, quebrados ou contêm superfícies perigosas. Denuncie qualquer problema à escola.
A maioria das lesões envolvendo playgrounds é causada por quedas. O risco de lesão é quatro vezes maior se a criança cair de um brinquedo acima de 1,5 m.· O playground deve ser instalado em piso que absorva impacto, como um gramado, um piso emborrachado ou areia fina. Jamais deve ser instalado em piso de concreto ou pedra;· Tire o capuz e o cachecol de todas as crianças para evitar perigos de estrangulamento nos playgrounds.

Ensine a criança
Ensine à criança regras de comportamento nos playgrounds, como não empurrar,não dar encontrões e nem se amontoar. Mostre quais são os equipamentos apropriados para a faixa etária dela;

Saiba mais
Lesões adquiridas em playgrounds são as mais comuns no ambiente escolar. A maioria delas é resultado de quedas e são essas as mais severas (lesões e fraturas na cabeça). O risco de se machucar é quatro vezes maior se a criança cair de um brinquedo acima de 1,5 m.
Pode ocorrer também estrangulamento quando as roupas enroscam ou prendem a criança no brinquedo. Crianças menores que brincam em equipamentos destinados a crianças mais velhas também estão em constante risco. As crianças devem estar sob constante supervisão de adultos durante a brincadeira no playground.

Você pode ter acesso a outras dicas de segurança acessando o site da Criança Segura:http://www.criancasegura.org.br
Fonte: Criança Segura